04/05/2024

Cosmópolis amplia a faixa etária para receber a vacina contra a dengue

Vacinação ocorrerá de segunda a sexta-feira com agendamento por telefone

Da redação

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Cosmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a faixa etária elegível para a vacinação contra a dengue. Agora, crianças de 10 a 14 anos podem receber a imunização.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas, sendo a vacinação realizada de segunda a sexta-feira, mediante agendamento direto com a Vigilância Epidemiológica. Para agendar, entre em contato pelo número (19) 3872-5456.

O ano de 2024 tem sido marcado por um significativo aumento nos casos de dengue. De acordo com dados do Painel de Monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, divulgados nesta quinta-feira (2), o estado de São Paulo registrou 571 óbitos por dengue até o momento, acumulando 863.939 casos confirmados. Até o final de março, Cosmópolis já havia contabilizado 313 casos confirmados da doença neste ano.

Cronograma

A vacina estará disponível na Unidade de Saúde Jardim De Faveri, situada na Avenida Ester, nº 1433, Jardim De Faveri, durante os horários das 10h às 12h e das 13h às 15h.

Orientações:

É necessário apresentar o documento de identificação CPF ou Cartão do SUS, acompanhado pelos pais ou responsáveis.

Crianças e adolescentes com comorbidades devem passar por avaliação médica para a indicação da vacina, acompanhada de um laudo de liberação.

A administração da vacina contra a dengue deve ser adiada na presença de febre.

Se a criança ou adolescente foi diagnosticado com dengue, é necessário aguardar 6 meses antes de iniciar o esquema vacinal.

Se ocorrer contaminação por dengue após a primeira dose, a segunda dose deve ser administrada conforme agendado, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a aplicação da segunda dose.

A vacinação contra a dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida. Além disso, pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, mulheres gestantes ou em fase de amamentação também devem evitar a vacinação contra a dengue.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.